segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pomander

Alguém já ouviu falar do pomander?

O pomander (do francês pomme d'ambre = Maçã de âmbar) origina-se na Idade Média e designa um conjunto de ervas e perfumes cujas emanações têm finalidadde protetoras e curativas. Era originamente usado no corpo ou carregado em um vaso, para proteção de infecções (em tempos de peste) ou simplesmente para perfumar. Os recipientes que continham os pamanderes, geralmente esféricos e com orifícios, eram dependurados no pescoço ou na cintura e feitos de ouro ou prata. Ás vezes, continham várias repartições nos quais se colocavam diferentes perfumes. Pomander pode também designar uma sacola contendo ervas aromáticas. O termo pomander se aplica tanto ao recipiente quanto à combinação de perfumes. O pomander é uma forma antiga de aromaterapia.

Faça seu pomander: Use uma maçã ou laranja (essa dura tempos) e cravos. Faça o desenho que intuir e deixe em um cantinho que queira purificar, aromatizar e proteger. Atua também em processo de transmutação.


Imagine um arranjo para centro de mesa com pomanderes?


Beijos e uma semana perfumada.
Lella

Um comentário:

  1. Super legal minha querida! são os efeitos dos óleos essenciais, pois na casca da laranja é onde eles se encontram...juntando ainda com o aroma do cravo, tudo de bom! adorei a divulgação, coisas simples e poderosas...beijos e boa semana!

    ResponderExcluir